Spreads do crédito habitação

Junho 27, 2013

Descortinamos no site do Dinheiro Vivo uma infografia muito interessante sobre os spreads do crédito habitação praticados pelos bancos no momento atual.

Além de informar o valor dos spreads médios concedidos pelos oito bancos avaliados, a infografia tem o condão de apresentar essa informação de forma gráfica e intuitiva, permitindo uma leitura imediata e uma melhor assimilação dos valores.

O que a imagem infelizmente não faz, é conseguir baixar estes spreads para as percentagens que eram comuns há 2 ou 3 anos atrás.

infografia spreads habitação

É incrível pensar que os spreads do crédito habitação que na altura estavam abaixo do ponto percentual, estão agora praticamente entre os 4 e os 6%.

Para uniformizar resultados, o montante de empréstimo tomado como exemplo foi de cem mil euros, exceção ao Montepio que só concede empréstimos até 97500 euros.

O prazo de todos é de quarenta anos.

Quanto aos resultados, que foram compilados através dos sites dos bancos, revelam que Banif e Caixa Geral de Depósitos praticam os spreads mais elevados, estabelecendo-os quase nos 6%. O spread mais baixo para as caraterísticas de crédito avaliadas, seria obtido no Montepio.

Nesse banco, que como referimos não ultrapassa os 97500 euros de crédito concedido, quem quer adquirir casa ou fazer obras, ficaria a pagar o empréstimo a uma taxa que resultaria do indexante escolhido (Euribor a determinado mais prazo) somado a 3.95% de spread.

Euribor a 3 meses subiu

Quem tem o seu empréstimo da casa indexado à Euribor a 3 meses e tem agendada a revisão trimestral da taxa de juros do contrato para o próximo mês de Julho, vai ver a prestação ao banco a aumentar.

No entanto, os analistas entendem que ainda não será este o fim das mensalidades baratas. Valha-nos isso!

A mudança de discurso do FED – a Reserva Federal dos EUA, e a correção devida às goradas expectativas criadas em torno do Banco Central Europeu poder adotar uma política de taxas de depósito negativas, que empurraram as Euribor para baixo, parecem estar na base desta inflexão, que se deseja, para todos os que têm que pagar o crédito da casa, temporária.

 

 

Deixe um comentário