Crédito Acertado

Ouro de Portugal Paga apenas 8% da Dívida Pública

O debate sobre se os países endividados devem ou não recorrer ao seu ouro no mercado, para aliviarem parte do resgate está lançado. Na verdade, os rumores de que o Chipre vendeu ouro para ajudar a pagar o resgate da Troika, foram os grandes impulsionadores deste debate.

Entre Portugal, Espanha, Irlândia, Itália e Grécia, há mais de 3.230 toneladas de ouro, que a preços atuais, valem mais do que 125 mil milhões de euros. Segundo a Reuters, a venda de ouro,  poderia ser uma boa solução para os países endividados.

A maior parte desta fatia, de ouro pertence à Itália, mas Portugal e Espanha, também possuem reservas de ouro significativas. Em Portugal, as reservas de ouro, representam 90% das reservas estrangeiras, na Itália representam 72,2% e por exemplo na Índia apenas 10% do total.

No entanto, a Reuters alerta, que apesar desta medida poder ajudar, ela está longe de ser a solução do problema. Por exemplo, em Portugal, de acordo com a rádio renascença, as reservas de ouro no inicio do mês, valiam 16,7 mil milhões de euros, mas o total da nossa dívida pública já vai nos 200 mil milhões de euros. E como Portugal, outros países da Europa… Além disto, uma venda em massa, poderia ter o efeito de baixar o preço, sendo que os mercados estão preocupados que o Chipre não seja caso único.

Exit mobile version