Quer comprar carro e pretende fazê-lo através de um financiamento? Se não fizer questão de ser o proprietário do automóvel que vai adquirir desde o seu primeiro momento, as possibilidades de que lhe vamos falar – Leasing, ALD e Renting, podem ser uma boa solução de aquisição.

À partida, e para alguns, o facto de abdicarem da propriedade imediata da viatura, pode ser uma desvantagem, mas se conseguir superar esse inconveniente, porventura até mais psicológico que outra coisa, poderá conseguir com o Leasing e com o ALD uma taxa de juro de empréstimo mais baixa.

O Renting é para todos aqueles que não querem ter nenhuma preocupação com o carro. Obviamente, esta demissão de responsabilidades tem o seu custo, tornando-o uma opção mais cara e apenas acessível a algumas carteiras.

Leasing automóvel

O leasing automóvel é uma operação financeira que envolve duas entidades, a locadora (a instituição financeira) cede ao locatário (quem adquire o automóvel) o direito de utilização de um bem, neste caso um veículo automóvel, durante um período de tempo definido à partida, obtendo em troca uma retribuição financeira periódica na forma de uma renda.

Aquando do término do contrato de locação, o locatário poderá adquirir a viatura objecto de locação, mediante o pagamento do valor residual que foi estipulado aquando da celebração do contrato.

A opção pelo Leasing poderá ser vantajosa, na medida em que as rendas se poderão tornar atractivas, consoante o valor residual definido, que como referimos, ao existir, permite o pagamento de parte do capital financiado no final do contrato.

A generalidade das empresas de crédito automóvel tem pacotes de Leasing geralmente com prazos entre os 12 e os 96 meses valores residuais até 25% do valor do automóvel. Uma das vantagens do Leasing resulta do facto de ser objecto de benefícios fiscais, sendo contratado por empresas, profissionais liberais ou empresários em nome individual – para viaturas comerciais, o IVA pago é recuperável.

ALD

Como o nome indica, o Aluguer de Longa Duração é um contrato de crédito para aquisição de automóvel, que se destina à prestação de serviços de aluguer de veículos por períodos de tempo alargados. Elegível para a aquisição de carros novos ligeiros, é definido no início do contrato o valor das mensalidades fixas a pagar durante a vigência do mesmo.

Com prazos que podem variar entre 12 e 60 meses, o ALD conta geralmente com taxas de juro mais altas do que as que caracterizam um contrato de leasing, mas capitaliza como vantagem o facto das mensalidades definidas à partida, de acordo com essa taxa de juro, serem fixas, não sofrendo qualquer variação, o que a médio e longo prazo, ainda durante a vigência do contrato poderá ser uma vantagem importante.

À semelhança do que acontece com o Leasing, o contrato de ALD apenas lhe dá a propriedade do veículo, no fim do contrato. Poderá no entanto ceder a posição contratual a outra pessoa.

De resto o processo de subscrição de ALD é extremamente simples e não necessita de reconhecimento notarial.

O aluguer de longa duração tem ainda a desvantagem de obrigar à contratação de seguro de danos próprios, embora também seja verdade que usufruiu do facto de o contratar, ao sentir-se mais seguro na estrada.

Renting

Quer usufruir do seu automóvel sem as preocupações que advêm da sua manutenção? Então o Renting é para si.

O Renting ou AOV – Aluguer Operacional de Viaturas é uma modalidade de crédito automóvel determinada por um contrato de aluguer de viaturas com prestação de serviços associados, por um período e/ou quilometragem determinados à partida, que em anos pode ir de um a quatro, e pago através de uma renda, à semelhança do Leasing e ALD.

O contrato de Renting é apenas aplicável a automóveis novos. A empresa que fornece o serviço de Renting obriga-se a arcar com o custo das manutenções do veículo alvo do contrato.

O renting é também uma solução flexível, permitindo alterações ao prazo, quilometragem e serviços, inicialmente contratados, sendo que a renda é proporcionalmente ajustada às alterações.

As locadoras praticam pacotes de renting muito distintos na medida em que incluem serviços diferenciados, que na maior parte dos casos até podem ser escolhidos pelo cliente.

Ainda assim, a gestão de toda a manutenção e avarias do veículo, a substituição de pneus, a gestão de IPO  – inspecção periódica obrigatória, o apoio 24h e 365 dias por ano, a regularização de seguros, sinistros e impostos, contam-se entre os serviços mais comuns incluídos nestes pacotes.

Serviços de consultoria geral, viaturas de substituição, cartões de combustível, e até multas, poderão estar incluídos no pacote.

O Renting é uma excelente alternativa para quem pretende estar relativamente imune aos contratempos que podem resultar da aquisição de um automóvel próprio. Pagando um valor fixo mensal, poderá fazê-lo. Resta saber, se este declinar de custo variáveis e de responsabilidades, compensa, tendo em conta que é uma solução mais cara que o ALD e Leasing.

No final do contrato, a entidade financeira assume a responsabilidade de vender o automóvel, podendo repetir-se o renting para uma outra viatura.