História do Millennium BCP

Novembro 19, 2013

Millennium BCP é o nome atual do Banco Comercial Português, o maior banco provado português.

Trata-se de uma instituição financeira privada, independente, e orientada para o mercado português, trazendo inovação e adaptação a realidades não trabalhadas pelo setor bancário existente à época.

Ainda tem sede no Porto, embora a maior parte dos seus recusos humanos estejam a sul, pois foi naquela cidade que foi fundado no ano de 1985, após a liberalização do mercado bancário português.

O desenvolvimento do Millennium BCP

Paulatinamente, o Millennium BCP, ou melhor, o Grupo BCP, cresceu sustentadamente, aumentando substancialmente a quota de mercado até 1994, e baseando o seu desenvolvimento no inteligente aproveitamento de oportunidades.

A política de incorporações do Millennium BCP

Em 1994, o Millennium BCP detinha mais de 8% de ativos, 9% de crédito a clientes e 8.6% em depósitos.

Com altas taxas de penetração no mercado português, o na altura, já Millennium BCP, assistiu a um cada vez maior oferta no mercado doméstico, onde eram cada vez mais, os bancos nacionais e internacionais que aí operavam.

Fazendo esta leitura, a estratégia do banco passou pela fusão, aumentando quota de mercado e ganhando expressão no setor.

Em 1995, o BCP adquire outro grande banco nortenho, o Banco Português do Atlântico, através de uma OPA.

A incorporação do BPA no Millennium BCP demorou-se até ao ano de 2000.

Após esta fusão, outras se sucederam, nomeadamente com ativos do Grupo José Mello, a seguradora Império e o próprio Banco Mello que, a partir do ano 2000, passaram a incorporar o BCP.

O Millennium BCP foi mais longe e começou as negociações coma Caixa Geral de Depósitos para adquirir o Banco Pinto & SottoMayor, situação que ocorreu em dezembro de 2000.

A internacionalização do Millennium BCP

A estratégia nacional do banco passou a estar consolidada com as incorporações ocorridas, pelo que a atenção se deslocou para o lançamento de bases de atuação internacional.

A aposta foi em mercados de franco crescimento e com forte ligação a Portugal, para o banco poder atuar no que se designa de mercados da saudade.

1998: Acordo de parceria com um grupo financeiro polaco. Inicio das operações de retalho no mercado polaco com o nome Millennium.

1999: Lançamento de uma rede bancária de retalho inovadora no mercado grego — NovaBank. O BCP passou a deter o controlo total do NovaBank em 2005 e em 2006 passou a chamar-se Millennium Bank.

2000: Integração da atividade seguradora centralizada na Pensões Gere SGPS, SA no capital da aliança seguradora pan-europeia Eureko B.V. Com a crise do 11 de setembro de 2001, o BCP readquiriu, em 2002, a Seguros e Pensões Gere, SGPS, SA.

2005: Participação na privatização da Banca Comerciala Romana, sem sucesso.

2007: Lançamento de um projeto bancário de raiz na Roménia.

2008: Parcerias estratégicas com a Sonagol e o BPA.

Reestruturação do Millennium BCP

Mas nem tudo foi florescente na vida deste grande banco.

A partir de 2005 o Millennium pressentiu a necessidade de se reestruturar e iniciou um processo de alienação e redução da exposição a ativos não “core”.

  • Vendeu a sua participação na Crédilar ao Santander Consumer Finance.
  • Alienou os negócios bancários e de seguros desenvolvidos em Macau ao Dah Sing Bank Limited
  • Vendeu as participações na Friends Provident, Banca Intesa, e PZU
  • Reduziu a participação no capital social da EDP – Energias de Portugal

O banco conseguiu assim aumentar os seus fundos próprios com os dividendos realizados através destas alienações.

Parcerias estratégicas do Millennium BCP

Mas não se fique com a ideia que o banco desistiu de todos os seus tentáculos em variadas áreas da economia. O Millennium BCP está presente ainda em muitos setores através de tomadas de posição, parcerias e intercâmbios.

Conta com a Ageas em Portugal para estar presente na atividade seguradora e prova disso é a Ocidental Seguros. Lá fora, nesta área cultiva ainda a parceria com a Eureko que se manifesta em imensos países.

Promove o intercâmbio de apoio. O Millennium BCP apoia os clientes do Banco Sabadell em Portugual e os clientes Millennium BCP em Espanha recebem apoio do Banco Sabadell.

Na gestão de ativos, também mantém uma parceria estratégica com a F&C Investments.

Deixe um comentário