Continua a recessão de crédito na zona euro

Setembro 26, 2013

falta de créditoO Banco Central Europeu revelou os últimos dados sobre crédito na zona Euro. Pelo décimo sexto mês consecutivo o crédito às empresas e às famílias diminuí.

Depois de se constatar a inversão dos seis trimestres consecutivos, de crescimento negativo do PIB comunitário, poder-se-ia esperar também algo de positivo no que à concessão de crédito diz respeito.

Mas o crescimento em cadeia de 0.3% do PIB comunitário entre Abril e Junho depois de tanto tempo a constatar-se a quebra na produção de riqueza, não foi suficiente para inverter esta parte da recessão na zona Euro que continua a perdurar: a falta de crédito.

O BCE evidencia que em Agosto o crédito ao sector privado contraiu dois pontos percentuais.

Esta é a mais duradoura recessão de crédito na história da zona Euro, com 16 meses de contínua quebra dos empréstimos às empresas e às famílias.

Um máximo histórico que contraria o mínimo histórico da taxa refi – a taxa diretora do Banco Central Europeu – que está atualmente no meio ponto percentual.

Nem sequer ajudou o facto do BCE já ter dado a entender não colocar de parte proceder a reduções adicionais nos juros nem vir a utilizar de outros instrumentos menos convencionais de política monetária.