Crédito Acertado

Complementos de reforma e seguros de vida mais úteis

Nos últimos anos os portugueses intensificaram os seus esforços no reforço das suas reformas, pela incorporação de complementos de reforma privados. São vários os produtos neste âmbito: Planos de Poupança Reforma (PPR), Fundos de pensões, Seguros de vida de capitalização. Importa reter que além de proporcionarem maior desafogo na reforma, no imediato estes produtos gozam de benefícios fiscais que se poderiam exponenciar.

Os produtos de complemento de reforma como os PPR, fundos de pensões e seguros de capitalização têm registado um grande aumento de procura, quer pelas empresas para garantirem benefícios a favor dos seus trabalhadores, quer pelos consumidores a nível particular, face às incertezas sobre a Segurança Social e a crescente ameaça de desemprego.

O regime fiscal favorável de que gozam estes produtos financeiros, tem contribuído para estas opções de poupança. No caso de PPR ou fundos de pensões de adesão individual, para além do benefício fiscal de dedução à colecta do IRS, a taxa de tributação dos rendimentos poderá ser de oito por cento em certas circunstâncias, o que, comparada com uma taxa de tributação de 21.5% aplicável à generalidade dos produtos de poupança, é francamente vantajosa.

A competitividade fiscal destes produtos complementares à reforma sai reforçada face à tão discutida eliminação da isenção aplicável às mais-valia de obrigações e acções detidas por período superior a doze meses. Caso se verifique alguma alteração do regime fiscal, espera-se que não ponha em causa as expectativas dos investidores quando optaram por estes produtos.

Em breve, indicar-lhe-e-mos para as várias modalidades, os produtos mais acertados entre a vasta gama comercializada pelas diversas entidades financeiras.

Exit mobile version