Checklist para pedir crédito pessoal

Outubro 21, 2013

Atualmente, contratar um crédito não é tarefa fácil.

Assistimos a posições que se extremam entre quem quer um empréstimo e as instituições que os concedem.

checklist para pder contratar crédito pessoal

As pessoas necessitam cada vez mais de créditos, pois cada vez mais vivem situações extremadas onde um pequeno desvio em relação às suas despesas habituais gera de imediato uma falta de dinheiro, e nem estamos a falar sequer do desemprego e de insegurança contratual.

Por outro lado, e dado o incumprimento crescente, as financeiras são cada vez mais exigentes na avaliação que fazem dos potenciais subscritores de crédito.

Pesem estes fatores, ainda existe um tipo de crédito relativamente fácil de conseguir, e que se torna efetivamente o mais indicado para aqueles pequenos projetos, ou para colmatar as insuficiências pontuais de dinheiro que podem ocorrer num dado momento às famílias – o crédito pessoal.

A oferta de mercado é cada vez maior, o que fomenta a concorrência e facilita a aprovação e agiliza o processo de empréstimo.

O cliente pode contar com o dinheiro na conta muito rapidamente, sem ter sio necessário preencher muitos requisitos, nem conseguir muita documentação, como antes estamos habituados a ter que ceder.

A crescente oferta de crédito pessoal imediato ou quase, tem os seus benefícios, mas está bom de ver, pode originar, e origina excessos, e nalguns pode provocar uma sensação de facilitismo que depois é brutalmente contrastante com a dificuldade em pagar o crédito assim, diríamos quase, levianamente contratado.

Não pense ainda assim, que qualquer um consegue um crédito pessoal. Ainda assim há requisitos para obter um crédito.

Condições que os bancos e as empresas de crédito geralmente estabelecem para concederem este tipo de produto financeiro, a saber:

  1. O subscritor não poderá ter um histórico de créditos em incumprimento;
  2. O subscritor deverá ter uma situação profissional relativamente estável, atestada por documentos;
  3. A taxa de esforço do agregado familiar, após a responsabilidade contraída com o novo crédito, terá que estar abaixo de um patamar máximo definido pela financeira;
  4. O subscritor poderá nalgumas circunstâncias, ter que apresentar um fiador.

E agora, que já sabe o que lhe será por certo exigido para avaliarem o seu pedido de crédito pessoal, e está certo que poderá arcar com mais esta responsabilidade, trate de se informar sobre as várias alternativas – encontrará aqui informação sobre muitas delas.

Não se esqueça de realizar várias simulações de crédito e comparar apenas o que é comparável.