CGD tem de aumentar crédito para as empresas

Junho 19, 2013

Crédito da Caixa Geral de DepósitosO Governo desafiou a Caixa Geral de Depósitos a aumentar até 2015, em 2.5 mil milhões de euros, o crédito às empresas, particularmente às pequenas e médias empresas exportadoras.

O conteúdo do documento dirigido a José de Matos, presidente da Caixa Geral de Depósitos (CGD), reitera o que Álvaro Santos Pereira, o ministro da Economia, tinha já anunciado em abril, de que o Governo ia solicitar à CGD um aumento do crédito às empresas.

Aliás, tal vontade faz parte do plano apresentado pelo Governo para o crescimento económico até ao ano de 2020.

Ainda no documento, é referido que o “reforço do financiamento à economia deverá ser equitativamente repartido ao longo deste período, com um aumento muito significativo já este ano”.

O ministro da Economia já tinha referido que este ano o aumento do crédito face a 2012 deveria ser de mil milhões de euros.

A carta chegou ao Banco público pelo secretário de Estado das Finanças, Manuel Rodrigues, que esteve presente no início da assembleia-geral anual ordinária da instituição, que tem como único acionista o Estado Português, e que serve para aprovar as contas de 2012. A Caixa Geral de Depósitos registou prejuízos de 395 milhões de euros no ano passado.

Deixe um comentário