BPI isenta comerciantes de comissões nos terminais de pagamento
Os bancos, procurando minimizar os impactos da crise da Covid-19 que vai colocar uma pressão substancial nas vidas financeiras das pessoas e das empresas, estão a lançar medidas como a oferta de isenções e alguma tolerância com os créditos dos seus clientes.

O BPI foca as suas atenções nas empresas e comerciantes. Com a instituição financeira liderada por Pablo Forero a disponibilizar apoios que incluem soluções de financiamento, isenções de comissões e mensalidades nos terminais de pagamento automático (TPA) para comerciantes e ainda o alargamento dos serviços nos canais digitais.
O objectivo destas medidas extraordinárias é reduzir a pressão sobre a tesouraria das empresas, grandes e pequenas, de todos os sectores de actividade, num contexto em que a sua actividade corrente — produtivo e/ou comercial — sofreu um impacto excepcional, originando uma redução do volume de negócios.
Medidas Covid-19 do BPI
Foi eliminada a comissão mínima nas transacções realizadas nos TPA. Também foi suspensa a cobrança da mensalidade para os comerciantes que encerrem a sua actividade temporariamente — a isenção vigorará durante todo o período em que o estabelecimento estiver encerrado. “Estas medidas permitem apoiar um sector que enfrenta uma diminuição significativa da sua actividade económica e promover a utilização e aceitação de pagamentos electrónicos”, diz o BPI.
Alargamento dos serviços para empresas nos canais digitais: o banco está a flexibilizar as formas de adesão ao homebanking de empresas e está a alargar os serviços disponíveis nesse canal.
O BPI também disponibiliza a linha Capitalizar Covid-19 que disponibiliza 200 milhões de euros de financiamento às Micro e PME para apoio de fundo de maneio e de tesouraria.