Linha de crédito para estudantes do superior no Norte, Centro e Alentejo

Outubro 4, 2018

Linha de crédito para estudantes do superior no Norte, Centro e Alentejo

Conforme promessa feita o ano passado, os estudantes do ensino superior podem agora voltar a recorrer de novo a empréstimos tendo como fiador o Estado e com taxas de juro mais baixas através de uma nova linha de crédito que conta com financiamento europeu.

A nova linha de crédito, herdeira da que foi criada em 2007 e entretanto suspensa em 2015, é dirigida apenas aos alunos que frequentem instituições de ensino superior localizadas no Norte, Centro e Alentejo, as três regiões de intervenção do Programa Operacional Capital Humano (POCH).

Estão em condições de concorrer a esta linha tanto os estudantes de instituições públicas como de privadas, podendo estar a tirar Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP), licenciaturas, mestrados ou doutoramentos.

O valor que cada estudante pode pedir emprestado varia entre mil a cinco mil euros por ano, sendo o valor máximo atribuído o correspondente à soma dos anos do curso. No caso de alunos que já tenham iniciado o curso, o empréstimo corresponderá ao número de anos ou meses que faltam para concluir os estudos.

A linha de crédito tem uma dotação de 10 milhões de euros financiados pelo Fundo Social Europeu (FSE), à qual acresce a componente pública nacional, perfazendo um total de 11.7 milhões.