Crédito automóvel perde mais de um terço em 2012

Junho 19, 2013

O crédito automóvel caiu 35 por cento durante o ano 2012, conseguindo superar a descida também evidenciada pelo crédito ao consumo individual, em geral, que diminuiu 9 por cento.

Se atentarmos ao contexto europeu, descortinamos alguma assimetria em relação à nossa conjuntura, pois na Europa, o crédito ao consumo também caiu, embora apenas 2.58%, mas o crédito para aquisição de automóveis de veículos teve um ano positivo com uma subida de 2.8 por cento.

queda do crédito automóvel

Os números são ditados pela Eurofinas, a Federação Europeia das Instituições de Crédito Especializado.

Continuando a elencar alguns números que caraterizam a situação vivida em 2012, o crédito pessoal teve um descréscimo de 5.96% a nível europeu, sendo que até o crédito revolving, que consiste numa modalidade de crédito que possibilita contratar um montante máximo de financiamento e usá-lo ao longo do tempo reutilizando-o à medida que o saldo em dívida vai sendo amortizado, assistiu a um decréscimo de 1.46%.

No crédito concedido no ponto de venda, a tendência inverteu-se, observando-se um aumento de 2.8%.

Bom comportamento teve o crédito automóvel se segmentarmos a sua oferta de acordo com o estado dos veículos e olharmos ao comportamento dos carros usados. O crédito para a compra de automóveis usados verificou um acréscimo relativo de 5.11%, quando comparado com o crédito para veículos novos.

Também o crédito para aquisição de veículos comerciais para uso particular cresceu, em média quatro por cento.

Com evolução oposta refira-se a queda de 1.79% na concessão de crédito para a aquisição de outro tipo de veículos, como autocaravanas, motos e motociclos.

 

Deixe um comentário