Banca contorna esforço para baixar taxas de juro

Julho 17, 2013

banca contorna esforço para baixar taxas de juroEis senão que quando o Governo decidiu definir um teto máximo às taxas de juros dos cartões de crédito, e a medida agrada aos consumidores, os Bancos respondem, não ultrapassando esse teto em nenhum caso, mas subindo as taxas de juro de um terço dos cartões de crédito.

Desde que o Executivo publicou em Lei a criação de um teto máximo às taxas de juros do crédito, a banca, numa ação que até parece concertada, subiu os juros de cerca de um terço dos cartões de crédito.

Quem chegou a esta conclusão foi o Jornal de Negócios, que fez as contas e chega à conclusão que os bancos cortaram nos cartões de crédito que apresentavam custos superiores, cumprindo a legislação, mas agravaram as condições dos cartões mais baratos.

O Negócios garante que há mesmo casos em que a taxa de juros subiu de 19.7% para 25.4%.

O estudo envolveu o conjunto dos dez bancos mais representativos do mercado nacional, e aponta como conclusão maior, que entre março e julho, quase um terço dos 146 cartões de crédito comercializados por aqueles bancos, viram as suas taxas de juro revistas em alta.

Com certeza uma tendência contrária à pretendida pelo legislador.